A MSC tem como premissa básica auxiliar as empresas na implementação e no cumprimento das normas de segurança expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, bem como na obtenção de resultados positivos em relação à minimização ou neutralização de riscos oriundos dos processos de trabalho. Apoiando e dando as diretrizes quanto a elaboração e controle do processo de melhoria contínua e, em relação ao cumprimento da Legislação trabalhista, seja devido ao aumento de fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego, demandas e passíveis trabalhistas, ou até mesmo por crescente exigência do cliente aos quais as empresas prestam ou irão prestar serviços.

Foco prevencionista é natural quando levamos em consideração que o ser humano a cada dia que passa está ficando mais exigente em todos os sentidos. Consequentemente ao aumento desta exigência, temos uma redução considerável na quantidade de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, bem como da gravidade das lesões. A cultura prevencionista associada a implementação dos EPC’s – Equipamentos de Proteções Coletivas e o uso sistemático dos EPI´s – Equipamentos de Proteção Individual na qual tem como principal objetivo a atenuação do agente agressor ao trabalhador.

Além disso, temos que levar em conta a conscientização dos riscos oriundos dos processos de trabalhos que se dão através de treinamentos de segurança de acordo com cada necessidade e norma em questão, fazendo com que o trabalhador tome ciência destes riscos e trabalhe em conjunto com a empresa pela sua própria segurança!

Sabendo que trabalhar o capital humano é uma tarefa delicada, importante e difícil, levando em consideração também que é o maior patrimônio que uma empresa pode possuir, cabe às empresas contar com o apoio de uma Consultoria em Segurança do Trabalho séria e competente para auxiliá-los nesta tarefa árdua; uma vez que atender as Normas Regulamentadoras não se trata somente do cumprimento das Normatizações do MTE e sim um investimento com ótimo retorno a curtos, médios e longo prazo como melhoria na qualidade de trabalho dos colaboradores, melhor satisfação profissional, redução de passíveis trabalhistas e principalmente na redução de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais redundando diretamente no aumento da auto estima da equipe e, consequentemente melhoria do ambiente de trabalho na empresa.